Registrar

Informações sobre o Programa Comunidade Escola

 

Programa Comunidade Escola

O Comunidade Escola é o programa da Prefeitura de Curitiba que mantém as escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba abertas para a comunidade, aos finais de semana  sábados e/ou, no horário compreendido entre as 9h e 17h, num compromisso com a continuidade, o aperfeiçoamento e as mudanças nas áreas de atendimento a demandas sociais, abrangendo o combate à violência, a ação social e a segurança alimentar, a educação infantil e o ensino fundamental, a cultura e o esporte e lazer. Instituído pelo Decreto n.º 1.218 de 11/08/2005.

Lançado em 2005, tem se consolidado como importante política de desenvolvimento social do município, promovendo as escolas municipais como espaços abertos de conhecimento e irradiação da vida da comunidade, ampliando a diversidade das ações e o tempo de utilização dessas escolas. O programa possibilita à comunidade o acesso gratuito a atividades socioeducativas de qualidade, promovidas por instituições da sociedade civil organizada de Curitiba, por voluntários e pela Prefeitura Municipal de Curitiba e coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação.


Missão e Visão

O Programa Comunidade Escola de Curitiba tem por missão valorizar a escola como espaço aberto de conhecimento, promovendo parcerias e ações integradas para o desenvolvimento da comunidade local. Contribuindo para o desenvolvimento sociocultural e político dos cidadãos, possibilita às pessoas o acesso ao conhecimento nas diferentes áreas; estimula a participação ativa e consciente e reforça os princípios que embasam e estruturam o processo de gestão democrática da escola, previsto nas Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba.

A visão do Comunidade Escola é transformar as escolas municipais em centro irradiador da vida da comunidade com educação, promoção do empreendedorismo, atividades culturais,atividades relacionadas à saúde e de esporte e lazer.


Como funciona

O Programa Comunidade Escola mantém abertas as escolas durante os finais de semana. Atividades socioeducativas gratuitas são desenvolvidas nas salas de aula, quadras esportivas, auditórios, bibliotecas e laboratórios de informática. O programa realiza cursos para geração de renda, atividades esportivas, culturais, de lazer e saúde. Um grupo formado por representantes da comunidade, da escola e da prefeitura é responsável pelo planejamento das atividades, garantindo assim os interesses da comunidade. As oficinas são realizadas por voluntários, instrutores, servidores municipais e estagiários de graduação.


Como colaborar e participar

Todos podem participar das oficinas e contribuir como voluntários. Empresas, universidades, o terceiro setor e demais instituições podem colaborar com conhecimento, serviços, tecnologias, doações, entre outros. Podem ainda integrar os comitês locais e participar do planejamento e desenvolvimento das ações do programa, incentivando também a participação de seus colaboradores e funcionários.

Mais informações – (041) 3350.3166 – ComunidadeEscola@sme.curitiba.pr.gov.br

 


Escolas participantes

O Programa Comunidade Escola iniciou as atividades em maio de 2005, em nove unidades de ensino, uma em cada Administração Regional da cidade. O processo decisório foi participativo, envolvendo os diretores das 169 escolas municipais existentes na época, representantes das secretarias e órgãos municipais, administradores regionais e chefes dos núcleos regionais. Os critérios utilizados para a escolha das escolas-piloto foram: vulnerabilidade social no entorno da escola; instalações físicas adequadas para realização de atividades de esporte, cultura e lazer entre outras; experiência da escola em trabalhos com a comunidade; o comprometimento dos diretores, vice-diretores e equipes escolares com sua implementação. Inscreveram-se, nesse momento, 35 escolas para participar do programa. Após consenso, foram definidas as nove primeiras escolas: Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, Eny Caldeira, Bento Mossurunga, Maria Marli Piovezan, América da Costa Sabóia, Laís Peretti, Maria Clara Brandão Tesseroli, Jardim Santos Andrade e Caramuru. Em 13 de agosto de 2005, ocorreu o lançamento oficial do programa.
 

Mais

Lista de escolas participantes

Informações sobre voluntários

Informações sobre parcerias

Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
7º Andar - Torre C - Sala 706
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3133
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Instituto Curitiba de Informática