Registrar

Parcerias com instituições da sociedade civil

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 205 da Constituição Federal de 1988.

 

O Programa Comunidade Escola prevê a formação de parcerias com a iniciativa privada, sociedade civil organizada, ONGs (organizações não governamentais) e demais instituições, para a realização de suas atividades socioeducativas. Essas parcerias podem ser estabelecidas nos níveis:

  • Central: com Unidade Gestora do Programa – UGP, que deve ser formalizado por meio de Termo de Convênio.
  • Regional: com o Colegiado Regional – COR.
  • Local: com a escola através do Comitê Local – COL.

As parcerias podem disponibilizar recursos humanos (voluntários/colaboradores), ações educativas ou recursos materiais com o intuito de fortalecer as ações do programa nas escolas, por meio de atividades complementares. A parceria também pode acontecer através da participação da sociedade civil na divulgação e gestão do Comunidade Escola. Através do estabelecimento de parcerias, as escolas podem desenvolver novas atividades, iniciar projetos, abrir frentes de atuação, fortalecer projetos em andamento, ampliar o leque de conhecimentos, captar recursos e alcançar os objetivos do programa com mais efetividade.

Outros detalhes sobre parcerias com o programa podem ser obtidos com a Unidade Gestora do Programa – (041) 3350.3167ComunidadeEscola@sme.curitiba.pr.gov.br.

 

Mais

Etapas para parceria

Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
3º Andar - Torre C - Sala 307
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3100
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Instituto Curitiba de Informática