Registrar

Arte e Artesanato para crianças: Cabide Decorado

24/09/2019 11:33:00 Publicado por:  Gizeli de Fátima Cordeiro Bento
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

Arte e Artesanato para crianças: Cabide Decorado

 No dia 21 de setembro de 2019, na Escola Municipal Dario Vellozo sob a orientação da Coordenadora Local Elizangela de Souza Mendes, foi desenvolvida a oficina de artesanato infantil: decoração de cabide. Destacamos nesta atividade a desenvoltura das crianças e dos adolescentes, pois esta é uma atividade que junta a sustentabilidade ao artesanato.

É uma grande ideia estimular a criatividade e fazer com que a garotada se divirta, criando novos objetos e aprendendo sobre assuntos como sustentabilidade, sociedade, cultura, educação e cidadania. Utilizar material reciclável e se divertir com as crianças! Transformar objetos que seriam descartados, em brinquedos, utilidades e enfeites para toda família é o objetivo do artesanato para crianças e adolescentes.

Para a realização da oficina, utilizamos materiais que iriam para o lixo como retalhos de tecidos (pode ser qualquer tecido que se tenha em casa e seja de fácil manuseio e que não teriam outra serventia), fitas de cetim, garrafa pets (para confecção das argolas, evitando comprar argolas de acrílico) cola quente, linha e agulha, cabides novos, usados ou quebrados.

Participaram desta atividade crianças, jovens e adultos que além do aprendizado de técnicas, arte e outras abordagens, confeccionaram argolas com garrafas pet, decoraram cabides criando seu próprio estilo, e contribuindo ainda para a preservação do meio ambiente.

Pensando na sustentabilidade, preservação do meio e fortalecendo os ODS -Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis (ODS 12) o método de reutilizar é uma forma eficaz de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. Portanto, mostrar as pessoas que nem tudo é lixo, que é possível dar um destino mais digno a certos resíduos que geramos.

Fonte:  Coord E. M. Profº Dario Persiano de Castro Vellozo | Autor:  Coordenadora Local - Elisângela de Souza Mendes
Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
7º Andar - Torre C - Sala 706
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3133
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes