Registrar

A araucária como elemento natural da paisagem paranaense

25/09/2019 09:37:00 Publicado por:  Gizeli de Fátima Cordeiro Bento
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

A araucária como elemento natural da paisagem paranaense

No sábado, dia 14 de setembro, os participantes do Programa Comunidade Escola da Escola Jornalista Alves da Cruz na Vila Pantanal, ouviram uma contação de história realizada pela Coordenadora Local Lucimara Fabricio.

 Com o tema “A araucária como elemento natural da paisagem paranaense”, os participantes identificaram a árvore nos quadros de pintores que retratam esse elemento nas paisagens paranaenses e refletiram como, historicamente, essa árvore que era encontrada especialmente no Paraná, atualmente encontra-se ameaçada de extinção.

A árvore chamada comumente de pinheiro-brasileiro, pinheiro-do-paraná ou simplesmente Araucária (Araucária angustifólia) é uma espécie que ocorre em áreas de floresta ombrófila mista (floresta de araucárias), principalmente, na região sul do Brasil e também nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em especial, na Serra da Mantiqueira.

A contação foi mediada pelo livro “Pintores da Paisagem Paranaense”, organizado por vários autores e traz obras de Arthur Nisio, Theodoro De Bona, Guido Viaro, Alfredo Andersen e outros grandes mestres da paisagem paranaense num livro excepcionalmente ilustrado e rico de informações.

Fonte:  Coord. Local E. M. Jornalista Alves da Cruz | Autor:  Coordenadora Local Lucimara Fabricio.
Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
7º Andar - Torre C - Sala 706
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3133
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes