Registrar

RECEITA SUSTENTÁVEL DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTO: BOLINHO DE ARROZ ASSADO

22/10/2019 16:38:00 Publicado por:  Gizeli de Fátima Cordeiro Bento
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

RECEITA SUSTENTÁVEL DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTO: BOLINHO DE ARROZ ASSADO

No dia 28 de setembro de 2019, as Coordenadoras Locais do Programa Comunidade da E. M. Mansur Guérios: Josiane, Graziele e Nayre oportunizaram para  comunidade da Vila Sabará, no bairro Cidade Industrial de Curitiba, mais uma tarde com muitas atividades.

Sob a orientação da Coordenadora Local Josiane Mueller, foi realizada a Oficina de Reaproveitamento de Alimentos, com o intuito de apresentar para os participantes formas de diminuir o desperdício de alimentos que iriam para o lixo e os transformando em pratos saborosos e nutritivos.

Durante a oficina foram trabalhados os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: a ODS 2 que visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável e  a ODS 3 que busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Em conversa com os participantes, foi indagado sobre o destino dado as sobras de alimentos em suas residências, e na maioria,  sempre é o mesmo; o lixo! Infelizmente, cerca de 10% do alimento trazido para nossas casas são desperdiçados, ao realizar  esta receita de “Bolinho de Arroz Assado” foi apresentado  uma opção de se reaproveitar um alimento levando  mais sabor à sua mesa de maneira saudável, econômica e nutritiva, aproveitando o máximo dos alimentos, além de ajudar o meio ambiente, produzindo uma quantidade menor de lixo orgânico.

Receita: “Bolinho de Arroz Assado”

INGREDIENTES:

  • 2 xícaras de chá de arroz cozido;
  • 1 colher (sopa) de cebola picada;
  • 2 colheres (sopa) de salsinha;
  • 2 ovos;
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo;
  • Sal a gosto.

MODO DE FAZER:

Misturar todos os ingredientes e formar os bolinhos ou colocar na forma para assar em forno médio (180º a 200º graus) pré-aquecido por 30 minutos.

Depois, os participantes da oficina degustaram o bolinho preparado de forma diferente da tradicional sem o uso do óleo de soja e levando uma cópia da receita para reproduzir em casa para suas famílias.

Neste contexto o objetivo principal desta oficina foi alcançado, mostrando para a comunidade como por meio do simples reaproveitamento do arroz que sobrou da refeição do dia anterior transforma-se num delicioso bolinho de arroz, pois além de evitar o desperdício, proporciona uma alimentação mais saudável agindo de maneira sustentável com suas famílias, repensando suas atitudes cotidianas, contribuindo para a preservação ambiental e diminuindo a produção de resíduos orgânicos.

 

Fonte:  Coordenadora E. M. Mansur Guérios | Autor:  Coord. Local - Josiane Maria Dallagrana Mueller
Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
7º Andar - Torre C - Sala 706
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3133
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes