Registrar

Oficina de Customização de chinelos - E. M. Professor Dario Persiano de Castro Vellozo

28/10/2019 10:39:00 Publicado por:  Gizeli de Fátima Cordeiro Bento
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

Oficina de Customização de chinelos

No dia 28 de setembro, na Escola Municipal Professor Dario Persiano de Castro Vellozo sob a orientação da Coordenadora Local Elizangela de Souza Mendes, foi desenvolvida a Oficina de artesanato para geração de renda; Customização de chinelos.

Em um sentido histórico destacamos que a história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidade e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho. Pois o artesanato é aquela atividade, na qual o artesão utiliza de seu trabalho manual evolvendo seus familiares e em sua residência, para a confecção de seus produtos, em termos práticos podemos demostrar que o artesão tem a técnica e a utiliza como fim, de uma maneira útil, gerando objetos com precisa definição de comercialização.

Mais do que servir de adereço e ser colocado em uma estante, hoje artesanato voltou a ter muito prestigio e importância, é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, vidros, pinturas, saches, reciclagem, apliques, etc. além de varias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de cada peça.

 Para a realização da oficina de artesanato utilizamos os seguintes materiais: chinelos, fitas de cetim, missangas, pedrarias, agulha, linha e cola quente, cada participante teve orientação da técnica utilizada para a customização e puderam criar de acordou com seu próprio estilo produzindo lindos chinelos. O artesanato é de extrema importância para nosso país e faz parte do folclore de cada região funcionando como memória de usos, costumes e tradições importantes da nossa cultura. 

Fonte:  E. M. Profº Dario Persiano de Castro Vellozo | Autor:  Coordenadora Local - Elizangela de Souza Mendes
Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
7º Andar - Torre C - Sala 706
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3133
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes