Registrar

Oficina de bússola (orientação), nós e amarrações - E. M. CEI David Carneiro

20/11/2019 08:47:00 Publicado por:  Gizeli de Fátima Cordeiro Bento
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

No dia 09/11/2019, os participantes do Programa Comunidade Escola participaram de uma oficina muito original: Oficina de bússola (orientação), nós e amarrações. O acadêmico do curso de Direito da PUC (Pontifica Universidade Católica do Paraná) , Felipe Lima Ferreira, foi o responsável por esse momento que prendeu a atenção de todos os envolvidos.

Felipe explicou que “a Orientação é um esporte, e, como qualquer modalidade, é um ótimo instrumento para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Além de lapidar a autoconfiança para a tomada de decisões e o aprimoramento físico, proporciona o contato com a natureza. Esse esporte pode ser praticado em todas as faixas etárias e possui diversas modalidades, podendo, inclusive, ocorrer com bicicletas ou cadeiras de rodas. Esse esporte é popular em países como a Noruega e a Finlândia, tal qual se dá no nosso país com o futebol.

Nos países citados, esse conteúdo faz parte da grade curricular de escolas do Ensino Fundamental, por se considerar basilar o conhecimento do indivíduo de noções de seu posicionamento e localização no espaço geográfico.

Na escola, o esporte contribui nas seguintes áreas cognitivas:

- Geografia: interpretação de mapas, noção de altitude, cartografia, uso de escalas geográficas, uso de coordenadas, planimetria e altimetria, desenvolver noções de latitude e longitude e identificação das áreas físicas com as descritas nos mapas;

- Ciências: noções de conservação do meio ambiente e dos recursos naturais;

- Matemática: leitura de ângulos, uso de esquadros ou réguas;

- Educação Física: endurance, velocidade, força e agilidade.

A oficina teve por finalidade apresentar o esporte aos participantes e, em especial, a bússola. A bússola é um instrumento pelo qual se determinam direções horizontais a partir do referencial do Norte Magnético. Por meio dela pode-se fazer a exata localização da direção de objetos naturais e artificiais.

Na oficina foram identificados os elementos da bússola, suas escalas, a identificação da direção do norte magnético, a leitura de ângulos e a identificação de outras direções angulares.

Todos puderam manusear uma bússola e praticar todos os exercícios. Foram executados, ainda, a orientação de mapas por meio da bússola.

Nós e amarrações:

Como forma de treinar atributos como destreza e perspicácia, foram ensinados alguns nós que podem ser utilizados no dia a dia. Nessa parte da oficina, cada aluno recebeu um par de cadarços roliços para assistirem a instrução teórica e, logo em seguida, praticarem.

Conclusão

Escolhi essa oficina em razão de ter experiência nessas áreas e pela oportunidade de apresentar aos jovens e às crianças um esporte diferente. Como visto, o esporte potencializa os atributos de seus praticantes e pode ser treinado em Curitiba, já que na cidade existem dois clubes: o Clube de Orientação Gralha Azul (COGA) site: https://www.coga.esp.br/ e Clube de Orientação de Curitiba (COC) site: https://www.coc.esp.br/ .

Além disso, o uso de uma bússola e a noção de nós e amarrações tem utilidades que servem para desenvolver as noções de sobrevivência em áreas rurais e urbanas.”

Esperamos todos aos sábados no CEI EM DAVID CARNEIRO, localizado na Rua: JOÃO BATISTA ZAGONEL PASSOS, 1161- Bairro Xaxim no horário das 13h as 17h.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:  Coordenadora E. M. CEI David Carneiro | Autor:  Coordenadoras Locais da escola
Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
7º Andar - Torre C - Sala 706
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3133
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes