Registrar

ACADÊMICO DA PUC TRABALHA OFICINA DE SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA NA E. M. PADRE JOSÉ DE ANCHIETA

07/05/2019 16:39:00 Publicado por:  Gizeli de Fátima Cordeiro Bento
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

ACADÊMICO DA PUC TRABALHA OFICINA DE SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA NA

E. M. PADRE JOSÉ DE ANCHIETA

 

 

No Dia 27 de abril o acadêmico da PUC (Pontifícia Universidade Católica), Gabriel Fernandes da Silva, administrou uma oficina com materiais ecológicos para a construção de uma mão robótica, na qual o objetivo é conscientizar as crianças sobre o princípio da escassez de recursos (ambientais e ecológicos).

Primeiro passo foi à mobilização dos estudantes e a organização do grupo em três integrantes no máximo, depois a apresentação da atividade abordando o projeto que foi desenvolvido a partir de um protótipo já construído, houve um debate sobre a utilização dos materiais ecologicamente corretos e o princípio da escassez de recursos.

Cada participante fez o contorno de sua mão em uma lâmina de papelão, em seguida com a régua traçou linhas uniformes, trabalhando o conceito de alinhamento. Os estudantes traçaram fazer duas linhas alinhadas nos dedos da mão robótica para produzir efeito de articulação. O punho da mão robótica é um importante elemento estrutural de sustentação, fundamental para que a mão robótica seja segurada, após foi feita a dobra e recortado em retângulos.

Em cada falange dos dedos, colocou-se um pequeno pedacinho de canudo plástico colado com cola quente, bem como a palma da mão, porém duas vezes maior que a dos dedos.

O polegar por ser fora do alinhamento conteve uma adaptação para que sua articulação funcione, em seguida foi colocada uma estrutura do punho da mão robótica e posteriormente canudos no dorso. Com pedaços de barbante dimensionaram o ponto dos dedos até o punho, colocando em cada pedacinho de canudo, a comunidade conferiu se havia o movimento das mãos. O barbante colocado em pedacinhos nos canudos foi dimensionado para a mão de cada criança.

Pudemos então testar a funcionalidade da mão robótica, o que ela consegue segurar, até quanto peso ela deve pegar, qual o melhor objeto para pegar com a mão robótica, para quais problemas do cotidiano seria uma solução importante.

Sendo assim foi  concluído este belo projeto, com a formação de duas turmas, aonde a comunidade pode após a construção personalizar da sua maneira, com detalhes utilizando sua criatividade, pois além de ser um produto eficiente e funcional, deve ser atrativo visual.

 

 

Fonte:  Acadêmico PUC -PR | Autor:  Gabriel Antônio da Silva
Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
7º Andar - Torre C - Sala 706
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3133
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes