Registrar

COMUNIDADE RECEBE O PROGRAMA COMUNIDADE ESCOLA NA E. M. PROFESSORA JURANDYR BAGGIO MOCKELL

16/05/2019 10:34:00 Publicado por:  Gizeli de Fátima Cordeiro Bento
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

 COMUNIDADE RECEBE O PROGRAMA COMUNIDADE ESCOLA NA E. M. PROFESSORA JURANDYR  BAGGIO MOCKELL

 

No dia 27/04 (sábado) a E. M. Professora Jurandyr Baggio Mockell reinaugurou o Programa Comunidade Escola, com o objetivo de ampliar várias ações possibilitando a comunidade atividades coordenadas pela Secretaria Municipal da Educação, pois a visão do mesmo é transformar as escolas municipais em centro irradiador da vida da comunidade com educação, promoção do empreendedorismo, atividades culturais, atividades relacionadas à saúde e de esporte e lazer.

Pudemos presenciar na abertura a apresentação dos estudantes do 4º ano A um musical com o tema História de Uma Gata de Rafa Gomes, uma bela apresentação de dança com a música Firework- Katy Perry e a presença da Fanfarra da E. M. Érico Veríssimo que se apresentou a todos os participantes do evento.

Contamos com a presença da Secretária Municipal da Educação Maria Silvia Bacila, do Administrador da Regional Pinheirinho Reinaldo Boaron, a chefe do Núcleo regional da Educação Andressa Woellner Duarte Pereira, a diretora da E. M. Professora Jurandyr Mockell , Solange Beatriz Kilarowski Tremel e a vice-diretora Christiane da Cunha e demais autoridades presentes que prestigiaram o evento do início ao fim.

Após o discurso da Secretária Municipal da Educação foi dado início a abertura das atividades.

Piscina de bolinha, slackline, xadrez gigante, mesa de pebolim e tênis de mesa e jogos intelectivos foram entregues para a Unidade Escolar para que a comunidade se divirta nas tardes de sábado em que estará aberto o Programa Comunidade Escola, sábados das 13h às 17h.

As artesãs voluntárias do Programa Comunidade Escola ofertaram aos pais uma oficina de bolsas sustentáveis, ensinando o passo a passo para a comunidade, abordando o conceito de como agir em relação à natureza desde a comunidade até todo o planeta, atendendo as necessidades humanas, pois o desenvolvimento sustentável pode ser: social, ambiental e econômico. Essas condições podem ser exploradas por gerações futuras.

Para as crianças o conceito de sustentabilidade  também foi trabalhado com as camisetas (sacolas) pelos acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica (PUC), porém customizadas com canetinhas de tecido, englobando a ludicidade e criatividade das mesmas.

Na oficina de cartão 3D, os mesmos foram confeccionados por meio de recortes e colagens, confeccionados com papéis Collor set, sulfite, canetinhas e demais adereços, desenvolvida pelos acadêmicos da PUC.

A bruxinha Beth, animou nossa tarde com um grupo musical, utilizando uma linguagem sonora capaz de expressar sensações e sentimentos por meio da expressão, no qual pais e filhos interagiram com o grupo.

Contamos com a parceria da SMAB (Secretaria Municipal do Abastecimento) que nos proporcionou saberes e conhecimentos através das práticas alimentares, saudáveis e sustentáveis.

Outro parceiro Assessoria de direitos humanos e políticas para mulheres, através do Governo do Estado, trouxeram orientações através da Unidade Móvel atendimento itinerante à mulher em situação de violência. O veículo é preparado de modo a garantir a privacidade das mulheres para denuncia e orientações.

A Secretaria Municipal da Defesa Social (SMDS) esteve presente durante toda à tarde, garantindo segurança a todos os presentes.

As crianças se divertiram com o Roberto que trouxe a marionete de um cachorrinho, pois estes brinquedos infantis nunca saem de moda, as crianças utilizam esses bonecos de geração em geração, inventando histórias e interagindo com os mesmos vivenciando momentos de aventura, ensinando aos mesmos valores.

Crianças e adolescentes participaram da oficina de bijuteria , desenvolvida pelos acadêmicos Pontifícia Universidade Católica(PUC) estreitar o vínculo familiar, resgatando a auto-estima  utilizando a criatividade, confeccionando pulseiras, colares e demais adereços.

Para finalizar este dia muito especial as crianças tiveram a oportunidade de pintar o rostinho transformando-se em super-heróis, desenvolvendo a imaginação de forma lúdica e criativa e não poderia faltar o algodão-doce e a pipoca que fizeram parte da festa para tornar o momento mais doce.

 

Fonte:  Márcia Cristina Affânio Rodrigues. | Autor:  Márcia Cristina Affânio Rodrigues.
Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
7º Andar - Torre C - Sala 706
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3133
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes