Registrar

Oficina sobre Tangran - E. M. Padre José de Anchieta

27/09/2019 17:23:00 Publicado por:  Gizeli de Fátima Cordeiro Bento
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

Sábado 21 de setembro, o Programa Comunidade Escola da E.M. Padre José de Anchieta ofereceu uma oficina sobre Tangran, a Coordenadora Local relatou sobre a lenda sobre o quebra-cabeça, orientou na confecção do jogo e proporcionou um momento para que os participantes manuseassem as peças, fluindo a imaginação e criatividade, formando uma imagem.

" Há muito tempo, na China, um mestre chinês, entregou uma placa de barro para seu discípulo, e pediu para que este percorre-se o mundo registrando tudo o que encontrasse pelo caminho e mostrando no seu retorno.

O discípulo saiu em sua missão e muito empolgado derrubou a placa que se quebrou em 7 pedaços, os TANS, mesmo com sua missão comprometida o discípulo seguiu seu caminho, determinado a encontrar uma solução.

Quando encontrou um cisne a sua frente, observou a ave com atenção, e ao olhar para as 7 peças quebradas, pensou em um arranjo que retratasse o cisne como seu mestre ordenou, satisfeito com sua solução continuou sua jornada, aplicando sua lógica em cada situação ocorrida, ao encontrar um barco à vela, um gato, um coelho, um homem correndo, e muitas outras coisas.

Ao término de sua jornada retornou ao seu mestre e lhe mostrou a placa quebrada em 7 pedaços, mostrou também as belezas que encontrou, reorganizando as peças as combinando para retratar suas descobertas.

O Mestre ficou satisfeito ao perceber a criatividade de seu discípulo, assim como a quantidade de informações e aprendizagem que este relatou, pois não seria possível tantos registro naquela pequena placa”.

Esta é uma das lendas sobre o TANGRAM.

Para confeccionar um Tangram é fácil: pegue uma folha, trace um quadrado, dívida este quadrado em dois triângulos e um destes triângulos ao meio, formando 2 triângulos, essas são suas primeiras peças tan, da outra metade do quadrado surgiram mais 5 peças, dobrando o triângulo em um trapézio retirasse mais um triângulo este um pouco menor que os dois anteriores, dobrando o trapézio ao meio será separado em duas partes, destas surgirá um quadrado e um triângulo, um triângulo e um paralelogramo. As 7 peças de tans formam o TANGRAM e juntas são capazes de ilustrar centenas de imagens.

Fonte:  Coord. da E. M. Padre José de Anchieta | Autor:  Coordenadora: Samantha Paola Dal' Negro
Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
7º Andar - Torre C - Sala 706
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3133
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes