Registrar

Programa Comunidade Escola Oferta Ações No Mutirão da Regional Tatuquara

24/11/2017 15:49:00 Publicado por:  Marcia Cristina Pinheiro Lima Affânio Rodrigues
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

Programa Comunidade Escola Oferta Ações No Mutirão da Regional Tatuquara

 

O Mutirão da Cidadania  na Regional Tatuquara ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de novembro e o Programa Comunidade Escola, participou com atividades para a toda a população: artesanato, pintura de rosto, pintura em gesso e o Projeto Leitura em Movimento foram as ações desenvolvidas  que envolvem os eixos do Programa que também são trabalhados nas 19 unidades aos finais de semana.

A oficina de artesanato foi desenvolvida pelas artesãs do Programa Comunidade Escola: Geni Furlan, Júlia Pauluk, Laura Dayane de Lara e Wilma de Fátima Santos Lima, que proporcionou a cooperação, a geração de renda, à aproximação entre famílias, melhoria da qualidade de vida pessoal e familiar buscando a valorização dos trabalhos manuais.

Na oficina de pintura facial, muitas crianças marcaram presença. O objetivo desta oficina é fazer com que as mesmas desenvolvam sua imaginação, construindo histórias e personagens de forma lúdica. Sentir a criança olhar no espelho, sorrir e transformar-se em super-herói é gratificante.

Com a oficina de pintura em gesso, o trabalho é realizado em grupo, promovendo a troca de conhecimento, organização das tarefas e a interação da equipe que produz sua arte em um ambiente de amizade e descontração.

No Projeto Leitura em Movimento destacamos o incentivo ao hábito da leitura, compartilhar informações, circular o conhecimento, interagir e favorecer os relacionamentos sociais disseminando a prática solidária.

Os livros arrecadados como doação foram ofertados de forma gratuita, os gêneros diversos agradaram o público que por dia foram beneficiados com o total de 160 livros. A bruxinha divulgou o Projeto Leitura em Movimento, e despertou nas crianças ainda mais o encanto pelos livros, pois todos queriam um beijinho com carinho e um livrinho doado Pelo Programa.

No mutirão ainda tivemos a explanação do Projeto Florir Curitiba que é uma  das formas de deixar Curitiba mais bonita, é  plantarmos orquídeas nas árvores da nossa cidade.

Mas afinal por que a ideia das orquídeas? Primeiro porque se trata de uma planta que apresenta flores extremamente bonitas, é muito valorizada na chamada consciência coletiva e ajuda a aumentar a umidade do ar. Outra razão é o fato de existir uma grande variedade de flores que ajudam a atrair inúmeros polinizadores nativos, especialmente às abelhas solitárias, que usam o pólen e o aroma das flores destas orquídeas no período do acasalamento. Essas flores ajudam a manter a biodiversidade local. E ainda, plantar e cuidar de orquídeas são uma verdadeira terapia.

Os acadêmicos da PUC, uma parceria com o Programa Comunidade e Escola também estiveram presentes no Mutirão nos auxiliando  em todas as ações.

 

 

 

Fonte:  SME | Autor:  Equipe Comunidade Escola
Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
7º Andar - Torre C - Sala 706
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3133
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes