Registrar

Vivência Paralímpica na Escola João Stival- Voleibol Sentado

20/09/2012 10:54:00 Publicado por:  Sandra Mara de Lima
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

Na Escola Municipal Vereador João Stival foi realizada a  atividade VOLEIBOL SENTADO, um esporte paralímpico, que foi praticado no pátio coberto da escola, de forma adaptada pelas crianças e jovens que freqüentaram o Programa Comunidade Escola.

A professora Keli, que realiza as atividades da parceria com a SMELJ, e o professor coordenador Silvano, aproveitaram o momento dos Jogos Paralímpicos de Londres, reuniram as crianças e jovens que estavam na escola e passaram alguns vídeos sobre o voleibol sentado, sensibilizando-os com relação às dificuldades dos portadores de necessidades especiais, e desafiaram os alunos a praticar uma modalidade paralímpica.

Logo as crianças e jovens pegaram o jeito do jogo e divertiram-se à beça, de modo que a brincadeira contagiou quem assistia e o número de participantes só aumentava. Trinta pessoas entre crianças (maioria), jovens e adultos puderam vivenciar como uma pessoa que não possui algumas partes do seu corpo por completo se sentem, e ainda, de forma divertida.        

Sobre o Jogo

O Voleibol Sentado surgiu em 1956, na Holanda, a partir da combinação do atletismo e do sitzball, esporte alemão sem rede, e no qual as pessoas jogavam sentadas.

As primeiras competições internacionais aconteceram no ano de 1967, mas foi apenas em 1978 que a Organização Mundial de Voleibol para Deficientes (WOVD, em inglês) teve o esporte reconhecido pela Organização Mundial de Esportes para Deficientes (ISOD, em inglês), aceitando o Voleibol Sentado como parte do programa da entidade. Desde 1993 acontecem Mundiais, tanto no masculino como no feminino.

A entrada do esporte nos Jogos Paralímpicos aconteceu no ano de 1980, quando o evento foi realizado na cidade holandesa de Arnhem, apenas para os homens. As competições femininas, por sua vez, passaram a fazer parte do programa na edição de 2004, em Atenas. Veja mais...

 

Fonte:  NRESF | Autor:  Adriana, Raquel e Silva- Professores Coordenador
Comunidade Escola Unidade Gestora do Programa - UGP
Endereço: Avenida João Gualberto, 623
3º Andar - Torre C - Sala 307
Bairro Alto da Glória - Curitiba - PR
CEP: 80030-000 - Fone: (41) 3350-3100
Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação - SME
Instituto Curitiba de Informática